O FUNCIONAMENTO DA COISA PÚBLICA
O funcionamento da coisa pública é cheio de regras e detalhes. Contar com a boa vontade dos funcionários ajuda muito a resolver problemas. Cumprir a Lei e as etapas necessárias é chato, algumas vezes quase incompreensível, lento, mas necessário porque é Lei.
É necessário entender que um prefeito, secretário ou assessor, não tem todo o poder que se imagina a princípio. Seu poder pode ser limitado por questões legais, políticas, funcionais e mesmo institucionais. Ao contrário dos cidadãos que têm liberdade para fazer o que quiserem, exceto o que for proibido por lei, o Poder Público só pode fazer o que está escrito na lei.
Ótimas idéias não fazem milagres.
A coisa pública tem suas razões e chegar com "tudo pronto" é um erro porque muito provavelmente o que se tem na mão não cumpre a Lei,é preciso tratar a coisa pública com transparência,algo que infelizmente não faz parte da prática de muitos gestores.
A sociedade é plural, variada, heterogênea e, mesmo ótimas idéias voltadas para atender muita gente, sempre encontra aqueles que lhes são contrários. Assim, tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo, recebem pressão contra e a favor, e eles, as pessoas que corporificam os Poderes, precisam balancear as razões de todos para poderem agir. Caso contrário, respondem pessoalmente pelo dano que eventualmente causem,essas respostam podem vir em âmbito judicial,ou pior ainda,através do repúdio nas urnas.
O QUE É A COISA PÚBLICA ?
Não acredite que a coisa pública é:
- sempre corrupta e só funciona no "jeitinho brasileiro". Isto não é verdade. Pode haver problemas aqui e ali, mas definitivamente distorções não são a regra
- ineficiente por princípio. Ela é uma estrutura grande e por isto complicada. Para novos projetos a eficiência da coisa pública não é muito diferente da de uma empresa grande.
- lugar de gente incapaz.Existem funcionários públicos com uma capacidade muito mais alta do que se possa imaginar. Mesmo em empresas é difícil encontrar a qualidade que existe em certos setores da coisa pública. Há de tudo, como em qualquer outro local de trabalho,infelizmente alguns preferem fazer de qualquer jeito.