Criar uma Loja Virtual Grátis

É POSSÍVEL ÉTICA NA POLÍTICA ?

É POSSÍVEL ÉTICA NA POLÍTICA ?

       O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

       Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: “os fins justificam os meios”.

       Na política não é apenas o interesse individual que está em jogo, mas também os interesses de grupos e coletivos expressados pelas ações dos indivíduos. É verdade que muitas vezes aquilo que aparece como algo pertinente à coletividade, de fato mascara o interesse pessoal e carreirista do político que pede seu voto e que faz o discurso do bem comum.

        Os fins justificam os meios?Para Maquiavel a política deve se preocupar com as coisas como são, em toda sua crueza, e não com as coisas como deveriam ser, com todo o moralismo que lhe é subjacente. Ao libertar a política da moral religiosa, Maquiavel explicitou seu caráter terreno e transformou-a em algo passível de ser assimilado pelos comuns dos mortais.

        Os fins justificam os meios, é verdade. Mas apenas na medida em que estes meios não entram em contradição com os fins almejados. Quer dizer, nem tudo é permitido! Só é aceitável aquilo que contribui para que se atinja o fim e que não represente a negação deste. Toda a experiência do ‘socialismo real’ expressa a comprovação histórica de que não basta proclamar certos fins — por mais justos que sejam — é preciso encontrar os meios adequados.

         Observando a conjuntura política nacional,podemos perceber o falso moralismo pregado no passado por algumas figuras que almejavam o poder,e quando alcançaram deixaram para traz aquilo que mais defendiam,a ética.

          No âmbito municipal surgem correntes que defendem  a necessidade de mudanças radicais na estrutura político administrativa,defendendo a chapa “puro sangue”,mas não foram capazes de construir um nome sólido para tais mudanças.Existem aqueles que não simbolizam segurança institucional,pois exercem o poder em outras esferas,precisamente,no âmbito estadual,mas não provocam ou provocaram nenhuma mudança.

           Se faz necessário realmente consolidar a ética na política,mas é preciso que nós cidadãos comuns,eleitores,também nos comportemos eticamente,escolhendo os nossos representantes eticamente,sabemos que infelizmente alguns fatores dificultam esse comportamento ético do eleitor,mas é possível.E as instituições locais,o que têm feito ?E a escola será que deve apenas ensinar a ler e a escrever ?E a Igreja ?Só a esperar o milagre?

 

FONTE :https://www.espacoacademico.com.br

18-10-2011,16:34:58

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (761 votos)




ONLINE
3







Baixe o Flash Player para executar...

 

 

Constituição de AL

Constituição do Brasil

ECA

Estatudo do Idoso

LDB

Nepotismo- súmula n° 13

P. da Transparência

Vídeo: Consc. Negra

Programa Show da Cidade, com Paulo Roberto https://www.radiokerigmafm.com.br/

 




Total de visitas: 190832