A ESCOLA E A PRÁTICA DA CIDADANIA
O que é cidadania ?O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedadeCidadania, direitos e deveres.
A “História” do nosso país foi capaz de construir grandes disparidades sociais.Sabemos que todo cidadão tem direito de ter um lugar digno para morar;de ter assistência médico-hospitalar;de acesso a educação de qualidade;de contar com uma rede de esgoto;de ter acesso a água encanada e de qualidade,além de gozar de direito do voto e da liberdade.
Percebemos a distância da garantia desses direitos,do princípio da igualdade,que continua sendo aniquilado pelas maléficas ações de quem deveria zelar pelo cumprimento desses direitos.Os mais afortunados passam a ser economicamente e socialmente os mais privilegiados.
Qual o papel da escola nesse contexto?A escola deve ser a “casa de oportunidades”,onde se constroi a prática da cidadania,um local aberto à toda comunidade,onde ocorre grandes e relevantes discussões,contestações e troca de conhecimentos. Caso não se “pense” ou se “faça” uma escola com esses requisitos,estaremos meramente fazendo o jogo que atende os interesses da elite,construíndo máquinas para abastecer as necessidades do cruel modelo econômico capitalista.
“A política não é a arte do que é possível fazer,mas
sim a arte de tornar possível o que é necessário fazer.”
Augusto Boal