COITÉ DAS PINHAS,MINHA TERRA,MINHA VIDA.
COITÉ DAS PINHAS
Este povoado recebeu este nome devido a alguns pés de Coité que existiam no local. Daí o nome de Coité. E das pinhas, em virtude de ser o maior produtor de pinha da região, fazendo com que Igaci seja um grande exportador de pinha para Maceió, Aracaju e Salvador. A 2(dois) quilômetros do povoado existe uma fonte de água nascente denominada de Coitezeiro, de onde em época de seca, é abastecida toda a região através de carros-pipa,infelizmente essa belíssima fonte foi privatizada sem nenhuma interferência do poder público,sendo criada uma área destinada ao lazer (pesque-pague) que no momento se encontra desativada.
Coité das Pinhas está situado a 6 km da sede do município,Igaci. Sendo um dos mais habitados povoados deste município. Onde sua população pode contar e dispor de diversos serviços como: Na área educacional, uma escola de nível médio da rede estadual e também uma escola municipal,cujo nome foi dado em homenagem a uma das primeiras professoras do município,SEVERINA TENÓRIO DA SILVA,um acervo vivo da educação igaciense,possui um de posto de saúde,que agrupa um PSF(Programa da Saúde da Família),com médicos,enfermeira,auxiliares,técnicos de enfermagem e agentes de saúde.No comércio destacam-se alguns mercados e pequenas lojas, contando também com um sistema telefônico residencial.Na área de lazer, o povoado conta com dois times de Futebol. O Santos Futebol Clube,fundado nos anos 70 e o Fluminense, sendo o Santos o mais antigo. Temos um bom campo para a prática do futebol, que recebeu o nome do ex-prefeito Januário Tenório Cavalcante, (Gino).Ainda como prefeito desapropriou o terreno e construiu esse espaço esportivo,todas as nossas ruas são calçadas a paralelepípedo. No povoado existem duas igrejas evangélicas e uma católica, sendo esta na praça principal e tendo como padroeiro São José. Seus festejos são celebrados no mês de março, culminando com a festa, procissão e cavalhada.
Durante cinco anos consecutivos realizou-se a festa da pinha, que foi interrompida em virtude das dificuldades econômicas,retornando em 2010, O que já está se tornando tradicional na comunidade são os festejos de Nossa Senhora do Bom Conselho, que vem de Bom Conselho- PE, para Arapiraca, trazida por inúmeros cavaleiros, que pernoitam no nosso povoado, todo dia 1º de fevereiro, saindo no dia 2, em procissão, para a cidade de Arapiraca, onde participam da procissão de encerramento das festas da Padroeira de Arapiraca. Como famílias tradicionais na comunidade, temos os ROCHA PEREIRA,TENÓRIO, HENRIQUE E TORRES, esta tendo grande tradição política no município.Destaques no cenário político: Bejamim Rocha Pereira,nunca exerceu cargo eletivo mas teve grande influência política nos anos 60,Januário Tenório Cavalcante,foi vereador e três vezes prefeito do município de Igaci;Oliveiro Francisco Torres,exerceu quatro mandatos de vereador;Itamar Torres Rocha,é professor,foi secretário municipal de educação e administração,exerceu o cargo de vereador por três legislaturas;Marlí Torres ,professora,assumiu o mandato de vereadora por cerca de seis meses,sendo eleita com apenas um voto,algo que foi destaque nos noticiários;Edson Torres de Lima,é professor,foi vereador por três legislaturas;Oliveiro Torres Piancó,médico,foi vereador por dois mandatos;Altair Torres Piancó é atualmente vereador;atualmente emerge no cenário político o nome do professor Josenildo Gomes de França,exercendo atualmente a função de secretário municipal de administração do município.Coité das Pinhas é também um celeiro cultural da região, visto que do seio de suas famílias já saíram médicos, enfermeiros,assistentes sociais, advogados,engenheiros,turismólogos, professores universitários e de ensino médio,doutores da computação, padres, militares, graduados do exército, aeronáutica, policiais militares e bombeiros. Vale salientar que é a comunidade que tem o maior número de jovens cursando universidade,sendo uma verdadeira “fábrica” de profissionais da educação,onde as escolas locais funcionam com grande parte de professores filhos da comunidade.